Um pouco de conhecimento

CONHEÇA UM POUCO SOBRE OS NOMES DO CRIADOR E SEU FILHO

INTERNALIZANDO SALVAÇÃO


 Prestação de contas

Concordo que há sim muita adulteração nas escrituras, e isso estamos cientes já há muitos anos, e que há pessoas muito sábias falando do assunto, isso sem dúvidas. Mas o que realmente acho desnecessário é todos os anos a mesma tentativa de anunciar uma data, pois esta não é a primeira vez que isso ocorre...

E como vi nas redes sociais, muitos devem ser gratos a estas pessoas pelo trabalho prestado em trazer ao conhecimento os reais nomes do Criador YHWH YAUH dos exércitos e seu filho Yausha haMashiach o nosso Salvador. O que não foi o meu caso, conhecer tudo que até hoje tenho aprendido a crédito de determinado irmão, pois já estudava a respeito dessa temática anos antes de conhecer suas postagens, o que por algumas vezes busquei em grupos de WhatsApp e já havia um grande número de seguidores dele.


Minha tese nunca mudou em relação a ele ser sábio e ter trazido ao conhecimento de muitas pessoas sobre assuntos de exímia importância. Mas também nunca mudou em relação a todos os anos, pois desde onde conheço, este já é o terceiro ano que as mesmas abordagens a respeito do arrebatamento se fazem em pauta.

Minha sincera opinião:

Eu acredito sim que o MASHIACH está as portas. Sim pode ser a qualquer momento, pode ser amanhã, daqui uma semana, um mês....

Isso é fato, mas o que considero fundamental e imprescindível para nossas vidas, é estar preparados, na expectativa, não só na época das festas pascais, e sim todo o milésimo de segundo em nossas vidas, pois o Criador poder requerer que eu preste contas a Ele mesmo antes do arrebatamento. E como está minha vida hoje, o que tenho feito em pró de anunciar as boas novas de salvação?

Como estou usando o talento que me foi entregue, os frutos de minhas mãos, enfim.


A SUMA É;

DEVEMOS ESTAR SEMPRE APTOS A UM ENCONTRO INESPERADO COM YAUSHA

VERDADES OBSCURAS QUE PARECIAM VERDADES.

POR G.Ramon Lopes


  1. Sinopse

UM DESAFIO AO CRISTIANISMO


Jesus Cristo, ou Yausha Mashiach, qual dos dois é o verdadeiro Nome Sagrado de nosso Salvador?

Estimados irmãos, amigos leitores, a Paz seja convosco, eu sou o Pastor Josué Breves Paulino, um ex-padre, mas, agora, pela misericórdia do Criador, Testemunha de Yausha. Peço licença para falar com vocês sobre um assunto de Vida ou Morte: "As Veredas Antigas". Para descobrirmos os Mistérios ocultos que o Criador deseja Revelar a Seus filhos, é preciso orar, jejuar, e, examinar as Veredas Antigas. As Sagradas Escrituras diz: "Parai sobre os vossos caminhos e vede: Perguntai pelas Veredas Antigas: Qual era o bom Caminho? - Andai nele, então encontrareis descanso para as vossas almas. Mas, eles disseram: Não andaremos. Também lhes pus Atalaias sobre eles, dizendo: Atendei ao sinal da Trombeta! - Mas eles disseram: Não atenderemos". - Jer. 6:16-17.

Meus amados, se realmente vocês querem Conhecer a Verdade sobre o Nome Sagrado, ou sobre qualquer outro ponto doutrinário da Palavra do Criador, devem investigar o Princípio. Porque como era no Princípio, assim também é agora. YHWH YAUH o Criador não muda, Ele é Imutável: "Nele não há mudança e nem sombra de variação". (Tg. 1:17 up). Assim sendo, perguntai: Que Nome foi dado pelo Anjo ao Salvador, quando Ele nasceu em Belém? - Buscai as Veredas Antigas, ou seja, buscai o original hebraico. Na Bíblia de Jerusalém, em Mat. 1:21, na nota marginal, ao rodapé da página, trás o seguinte comentário dos tradutores: "Jesus: hebraico Yausha". Sabemos que no hebraico, o Nome Yausha significa o Nome que Salva, sendo a junção do nome do Criador Yauh + o sulfixo Sha = Yausha que querf dizer o Criador salva, visto que a tradução de Shá do hebraico significa salvação ou salva. Portanto, a Vereda Antiga do Nome Sagrado é YAUSHA! - Meu irmão, perguntai pela Vereda Antiga! - A Verdade está lá no original hebraico! - Yausha é o Nome Original! - O Nome Yausha é o Único Nome, cujo significado é Salvação! -E, não há, debaixo do Céu, salvação em nenhum outro nome; porque debaixo do Céu e entre os homens, nenhum outro nome foi dado, pelo qual podemos ser salvos (Atos 4:12).

Mas, os pastores, os teólogos e os ministros do Vaticano continuam dizendo: "O Original, lá em Israel é Yausha, e nós não discutimos isso; mas, aqui, vocês podem continuar com a alteração Jesus mesmo; pois é a mesma coisa..." - Mas, o que nos recomendam as Sagradas Escrituras? - "Perguntai pelas Veredas Antigas..." - Qual é o Original hebraico: Jesus, ou Yausha? - Aquele que for Original, aquele que for verdadeiro, aquele que for AUTÊNTICO, aquele que foi falado pelo Anjo à Mirian, a esse, invocai-O. O Eterno, hoje vos manda misericordiosamente Atalaias, que são os Seus Mensageiros, a saber: As Testemunhas de Yausha, para vos dizer: "Só Yausha Salva! - Só Yausha é filho do Eterno! - E, não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do Céu, nenhum outro nome foi dado entre os homens, pelo qual alguém possa ser salvo... Ouçam o som da Trombeta"! - Mas, eles dizem: Não ouviremos, não ouviremos. Eles tapam os ouvidos, para não ouvirem, tamanho é o endurecimento desses religiosos jesuítas. Eles não aceitam a Mensagem e ainda difamam e vituperam o Mensageiro. Cumprindo assim, a Parábola da Grande Ceia:

"O Salvador disse: O Reino dos céus é semelhante a um Rei, que celebrou as Bodas de seu filho, e, enviou os Seus Mensageiros para chamar os convidados para as núpcias; mas, estes não quiseram vir. Tornou a enviar outros Mensageiros, recomendando: Dizei aos convidados: Eis que preparei o Meu Banquete, os touros e cevados já foram mortos e tudo está pronto, vinde às núpcias. Eles, porém, sem dar a menor atenção, foram-se, uns para o seu campo, outros para o seu negócio, e, os restantes, agarrando os Mensageiros do Rei, os maltrataram e os mataram". - Mat. 22:1-6.

Amados irmãos, hoje está se cumprindo esta Profecia em nosso meio. Quando os Mensageiros de Yausha (o Rei) anunciam o Nome que salva. O mundo religioso (os Convidados), sem dar a menor atenção, viram as costas. Uns, porque são pastores e ganham um bom salário, pois são mercenários, e, por isso, para não perderem a sua fonte de renda, vão para o campo (as suas igrejas), fazer de suas ovelhas um lucrativo "negócio" (2Pedro 2:3). Outros, porque são fanáticos em suas seitas. Acham que já conhecem tudo e não precisam de mais nada. São demasiadamente orgulhosos, e, dizem: "Já sou rico, e, de nada tenho falta". Não precisamos de nenhuma Mensagem adicional, temos TUDO. E, viram as costas, escarnecendo dos Mensageiros... Por último, aqueles que são mais "jesuítas", lançam mão das Testemunhas do Salvador Yausha e as maltratam, difamam, e, as matam. Para se cumprir o que o Salvador Yausha disse: "Sereis odiados e perseguidos de todas as gentes, por causa do Meu Nome". (Mat. 24:9).

Meus amados, atendam ao meu apelo: Ouçam o som da Trombeta! - Perguntai pelas Veredas Antigas, perguntai pelo Nome Original do Salvador, e, invocai esse Nome na tua vida; porque debaixo do Céu, nenhum outro nome foi anunciado entre os homens, pelo qual possamos ser salvos. Se você ouviu outro nome que não seja Yausha, seja "Anátema"; porque o Nome Sagrado de Yausha é o Evangelho Original que os apóstolos anunciaram, e, o nome "Jesus" é o nome falso, a deturpação que veio de Roma, o "OUTRO" evangelho, ao qual, o apóstolo se referiu, dizendo que viria, mas, deveria ser considerado ANÁTEMA; porque veio depois de Yausha! (Gál. 1: 8-9).

O Nome Yausha é o Nome que Shaul ouviu em língua hebraica na estrada de Damasco, dizendo: "Eu Sou Yausha, a quem tu persegues". (Atos 26:14-15). Meu amigo, será que neste momento, você também não está na estrada de Damasco, perseguindo ao povo de Yausha? - Lutando contra esta Mensagem que o Criador lhe enviou? - Portanto, o Criador te diz neste instante: "Dura coisa é para ti, recalcitrar contra o aguilhão". Portanto, meus amados irmãos e irmãs, perguntem pelas Veredas Antigas: Que Nome Paulo anunciou aos gentios? - A Resposta é: O Nome que veio do Céu. O Único Nome no qual há Salvação. Este é o Mistério que esteve escondido de todos os séculos e gerações, e, agora foi REVELADO aos Seus santos, a saber: Yausha! (Col. 1:26-27). - Amados irmãos, hoje vocês tiveram o privilegio de conhecerem o Mistério que esteve oculto, mas, foi Revelado, ou seja: O Nome que salva. O Nome que veio do Céu. Portanto, não desprezem a Revelação do Criador!

Talvez alguém poderá argumentar: Mas, eu tenho visto tantos milagres operados através do nome de Jesus, tantas curas, tantas orações respondidas, isso prova que esse nome é verdadeiro e tem Poder. - Mas, meus irmãos e irmãs, prestem atenção: Eu também tenho visto muitos macumbeiros operando prodígios, e, nem por isso são do Criador.

Muitas curas têm sido realizadas por Chico Xavier, Zé Arigó, Doutor Fritz, Edir Macedo, Davi Miranda, Padre Cícero do Juazeiro, Senhora Aparecida, Senhora de Fátima, e, muitos outros... No entanto, nada disso qualifica nenhum desses personagens como autênticos Mensageiros do Criador... Evidentemente que isso não prova que o "deus" que eles invocam e servem seja o Criador YHWH YAUH Verdadeiro. As Escrituras Sagradas diz em Apocalipse 13: 12-14, que a Besta que subiu do Abismo fazia prodígios e milagres tão convincentes, que, seduziu TODOS os moradores da Terra, para adorarem a primeira Besta. A Primeira Besta, a que sobe do Mar (Influencia Política) é, inquestionavelmente, o Vaticano, que, sob a influencia direta do Dragão, deturpou as Escrituras Sagradas. A Segunda Besta, a que sobe do Abismo, é o Anti-Mashiach, é Iesus (Jesus), o deus cavalo dos romanos, que cegou o entendimento do mundo inteiro, e, por isso, o mundo inteiro o adora e serve, pensando estar adorando o Cordeiro do Criador. Notem que essa Besta vem com aparência de Cordeiro, "mas, fala como o Dragão" (Apoc. 13:11).

O mundo religioso, que se diz reformado, ao aceitar as deturpações, os dogmas e inovações de Roma, concedem à Roma ilimitado poder. Por isso é que o Salvador disse: "Vocês adoram o que não conhecem, nós, porém, adoramos o que conhecemos, porque é dos judeus que vem a Salvação" (João 4:25). - Ah, se vocês soubessem que significado tem o nome que vocês adoram, jamais adorariam a Besta, pensando estar adorando o Salvador. Mas, nós adoramos Yausha, que conhecemos, porque a Salvação vem dos judeus. - Portanto, meus irmãos, perguntem pelas Veredas Antigas: Qual é o Nome que vem dos judeus? - Com certeza não é esse Jesus vindo de Roma, mas é Yausha, que o Anjo anunciou ( EM LINGUA HEBRAICA).

Agora, que você está de cabelos arrepiados, poderá perguntar: "Mas, e os milhões e milhões de fiéis, que durante mais de mil anos, morreram sem conhecerem o Nome Verdadeiro, será que estão todos perdidos?" - As Sagradas Escrituras respondem a essa pergunta em Atos 17:30, que diz assim: "Porém, YHWH (YAUH), não levando em conta os tempos desta ignorância, anuncia agora (ao irmão), que todos se arrependam". - Por isso, meus amados irmãos, pergunte pelas Veredas Antigas, qual é o bom Caminho, qual é o Nome que Salva. Invocai o Nome de Yausha na tua vida e será salvo, tu e a tua casa; porque Yausha é o CAMINHO, a Verdade e a Vida, e, todo aquele que invocar o NOME de Yehôshua será salvo.

PROVAS DOCUMENTAIS QUANTO A MUDANÇA DO NOME SAGRADO DE YAUSHA

Jesus Cristo ou Yausha haMashiach? - Qual desses dois nomes é o verdadeiro Nome do nosso Salvador, conforme anunciado pelo Anjo à Miriam (Maria)? - Será que no decorrer dos anos, o verdadeiro Nome do Salvador não sofreu alguma adulteração criminosa por parte dos copistas das Escrituras? - Vejamos o que diz a Sociedade Bíblica do Brasil - SBB ao "tentar" responder aos nossos questionamentos:

Perguntamos:

Não é verdade que o nome anunciado pelo Anjo à Maria, foi Yehôshua e não Jesus e que Jesus é de origem grega e não hebraica? -

Resposta: "A forma plena da palavra é Yausha... O vocábulo Jesus não se deriva de Yausha... mas, vem do grego e do latim".

Perguntamos:

Não é verdade que no hebraico não existe o som de "J"? -

Resposta: "De fato, em hebraico não existe o som J. Foi através do latim que deu origem ao J em nomes bíblicos".

Perguntamos:

Gostaríamos de saber pela "Fonética Histórica", como foi que o nome Yausha se tornou Jesus? -

Resposta: "O vocábulo Jesus não se deriva de Yausha".

Fica, portanto, provado que a sacrílega mudança do Nome Sagrado de Yausha para Jesus é a maior fraude teológica desde que o mundo foi criado até hoje. A própria Sociedade Bíblica confirma que o Nome do Salvador é Yausha e que (Jesus) é outro nome proveniente do grego e do latim. Fala a verdade quem apresenta provas, e, nós temos provas de tudo o que estamos dizendo. Temos ainda em mãos, cópias de uma antiga Carta que São Jerônimo escreveu ao Papa Dâmaso, datada do ano 384, onde o religioso (que é o tradutor da Vulgata Latina), confessa haver feito mudanças nas Escrituras Sagradas, a pedido do Papa Dâmaso. - Muitos podem dizer: É verdade que o Nome é mesmo Yausha, mas lá no hebraico, porém, no português foi traduzido para Jesus. Mas, é fato indiscutível que nomes próprios não se traduz, apenas translitera. Assim, Yausha é Yausha mesmo em qualquer língua da face da terra: "Toda língua confesse que Yausha é o Salvador" (Filip. 2:11). Por exemplo, vejamos uma mesma frase traduzida em várias línguas:

Em Português: "O verdadeiro nome do Salvador é Yausha".

Em Alemão: "Virkliher name der Retter ist Yausha".

Em Inglês: "The real name of the Savior is Yausha".

Em Espanhol: "El verdadero nombre del Salvador es Yausha".

JESUS E YAUSHA: Dois Nomes Distintos, Com Origens e Significados Diferentes

"...Se apartares o precioso do vil, serás como a Minha boca..." (Jer. 15:19).

O Nome de Yausha é de origem divina, veio do Céu, pois foi anunciado pelo Anjo (Mat. 1:21; João 4:22; Atos 4:12; Atos 26:14-15), e, significa: "Yauh Salva" (heb. "Yauh" = abreviação de YHWH, o Nome do Criador. + o sufixo heb. "sha" = Salvação).

O nome de Jesus é de origem pagã, pois se originou em Roma, e, significa: "Deus Cavalo", ou Besta (heb. "Ie" = abreviação de YHWH, o Nome do Criador. + o sufixo heb.

"Sus" = Cavalo ou do latin = Porco). E, cavalo é igual a BESTA. Portanto, todo aquele que adora a Jesus, inconscientemente está adorando a BESTA. Assim, o mundo inteiro, como diz a Palavra, está adorando a Besta, pensando estar adorando o Cordeiro Salvador.

- Vejamos a assustadora Matemática:

I E S V S C R I S T V S F I L I I D E I

1 + 5 + 100 + 1 + 5 + 1+50+2 + 500 + 1 = 666

Prezado irmão, não está você também, sem saber, adorando a Besta?

- "Vós adorais o que não conheceis, nós, porém, adoramos o que conhecemos; porque é dos judeus que vem a Salvação" (João 4:22). - Sendo o nosso Salvador natural de Israel, teria de ter, obrigatoriamente, em Seu NOME uma raiz hebraica; pois, como está escrito, e não pode ser anulado: "A Salvação vem dos judeus" (João 4:22). A nossa Salvação não vem dos gregos e muito menos dos romanos. Por isso, devemos invocar para a nossa Salvação o Nome que vem dos Judeus: Yausha haMashiach!

É Costume Antigo dos Pagãos Trocarem o Nome das Pessoas

Desde os tempos mais remotos, já podemos constatar no livro do Profeta Daniel 1:7, na Corte de Babilônia, que tal prática era bem evidente. Observe os nomes originais hebraico que foram trocados para cumprir propósitos satânicos:

Daniel (hebraico), que significa YAUH é minha Justiça, foi mudado para Beltessazar, que significa amado de Bel (Baal). Ananiah, que significa YHWH é gracioso, teve seu nome alterado para Sadrak, que significa inspirado de Akul (deus pagão da Suméria). Misael, cujo significado é: "Quem é semelhante ao Criador?", foi chamado de Mesak, que significa quem é semelhante a Akul? - Azariyah, que significa YHWH é minha ajuda, recebeu o nome de Abde-Nego, cujo significado é: "Servo de Nego" (deus caldeu, também chamado Nebo: deus do fogo). Adulterando os seus nomes, Satanás tentava afastar as pessoas do seu relacionamento com o Eterno Criador, fazendo com que seus nomes, que antes era um louvor a Deus, se tornasse uma blasfêmia, uma afronta ao Altíssimo.

Em Isaías 52:5 e 6 , o Eterno nos adverte:

"O Meu Nome é blasfemado incessantemente o dia todo".

Portanto, não blasfeme, invocando um nome falso. O profeta Zacariah também diz: "O Salvador será Rei sobre toda a terra, naquele dia UM SÓ será o Salvador e UM SÓ será o Seu Nome" (Zac. 14:9). Por isso, quando nos deparamos com dois nomes: Jesus e Yausha, certamente UM SÓ é verdadeiro, o outro é falso. Agora faça a tua escolha, qual dos dois invocarás para a tua Salvação? Yausha que vem dos judeus, ou Jesus que vem de Roma? - Ninguém pode servir a dois senhores. Um é o Cordeiro Salvador, o outro é a Besta aqui identificada pelo 666.

QUAL É A IMPORTANCIA DO NOME SAGRADO?

O Nome Sagrado é: "O Mistério que esteve escondido dos séculos e gerações, mas agora foi manifesto aos santos". - Col. 1:26.

O Nome Sagrado é a Verdade que Liberta: "E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará". - João 8:32. "Naquele dia o Meu povo conhecerá o Meu Nome". - Is. 52:6.

As profecias dizem que o Nome Sagrado seria tirado das Sagradas escrituras: Jer. 11:19; Dan. 9:26-27; IITes. 2:4; Mat. 24:15; Apoc. 13:6.

A Salvação está no Nome que vem dos judeus: João 4:22; 3:18; IJoão 3:23; Salmo 91:14; Joel 2:32; Atos 4:12; 26:14-15; 22:16; Rom. 10:12-17; Atos 2:17-21; Mat. 19:29; Malaq. 4:2; Prov. 18:10; Is. 28:8.

O Nome Sagrado é o Selo do CRIADOR Vivo: Ezeq. 9:4,6; Apoc. 3:6-8; 7:2-3; 14:1; 22:4.

Quem blasfemar do Nome de Yausha tem o sinal da Besta: Êxodo 20:7; Mat. 6:9; Rom. 2:17-24; Apoc. 13:6; Is. 48:11; João 3:18.

A Perseguição será por causa do Nome Sagrado de Yausha: Mat. 10:22; 24:9; Apoc. 11:7-8; Luc. 21:15-19; Marcos 13:13.

Proteção, Paz, Descanso, Refrigério, Esperança, só Alcançamos Através do Nome Sagrado de Yausha: Malaq. 1:11; 3:16-18; Salmo 9:10; 91:14; 23:2-3; Atos 15:14; 21:13; 5:41; Marcos 16:15-17; Mat. 18:20; Luc. 10:17; João 1:12; 3:18; 17:11; 14:13-15; 15:20-21; IJoão 5:13; Ef. 1:21; 4:4-6; Heb. 1:4; Zac. 14:9; Núm. 6:27; II Crôn. 6:32-33; Is. 66:5; 59:19; 12:3-4; 56:5-8; 42:8-10; 49:1; Êxodo 20:23-24; Jer. 3:17.

O Salvador Yausha disse que veio trazendo o Nome Verdadeiro, ninguém aceitou, mas, quando viesse "outro" com "outro nome" todos aceitariam: João 5:43.

O Verdadeiro Batismo Bíblico Deve ser em Nome do Salvador Yausha haMashiach: Atos 2:38; 4:12; 10:43; 22:16; IJoão 2:12; Luc. 24:47; Tiago 2:7-10.

Quem São as Testemunhas de Yausha, e, Qual é a Sua Missão? - Sof. 3:12; Apoc. 11:3-6; Is. 58:11-12; 52:5-12; Luc. 10:21; Atos 9:15-16; 15:14-18; Malaq. 4:4-6.

Hora da Decisão: Agora, se você for uma alma sincera que deseja a salvação, leia a Palavra do Altíssimo em Êxodo 23:13, e, DECIDA! - Vai invocar o Nome Sagrado de Yausha em tua vida, ou vai continuar com o nome de "outros deuses" contidos no pseudônimo Jesus? Você ora diz servir ao Criador(Deus de Israel) mas invocando o nome de deuses e/ou divindades gregas e romanas, julgue-se a si mesmo.

Seguimos um calendário gregoriano (Grego) e desprezamos datas importantes do calendário Judaico, será que isso é o correto, ou melhor, será que está agradando ao Eterno e Soberano Criador YHWH YAUH - A Decisão é de cada um.

Adquira o livro: "UM DESAFIO AO CRISTIANISMO", de autoria do Ex-padre e agora Pastor, Josué Breves Paulino. Contendo todas as provas documentais sobre a origem e o significado do Nome sagrado Yausha. Adquira já o livro e Conheça o Documentário Secreto do Vaticano, a Origem de Roma, e, como e quando o Nome foi mudado.

Pr. Josué Breves Paulino

Josué Breves Paulino é líder da Congregação das Testemunhas de Yehôshua no Brasil. Foi Padre da Igreja Ortodoxa Cópta entre Outubro de 1988 até Novembro de 1993, quando deixou a batina pelo fato de ter descoberto as falcatruas de Roma e as deturpações nas traduções da Bíblia. Em Fevereiro de 1995 escreveu uma Carta à SBB - Sociedade Bíblica do Brasil, fazendo questionamentos acerca dos critérios adotados para as traduções das Bíblias. Em 30/05/1995 a SBB deu a sua resposta Oficial através de um Documento que motivou o ex-padre a escrever o seu polêmico livro: UM DESAFIO AO CRISTIANISMO. O qual desde então vem causando alvoroço nos meios de comunicação e grande desconforto entre os religiosos. Por demonstrar de forma incontestável que houve manipulações nas traduções da Bíblia. É escritor também de várias Obras literárias de cunho religioso.

Só Yausha Salva:

TEXTO EDITADO E CORRIGIDO POR G.RAMON LOPES

COM A RESTAURAÇÃO DOS NOMES CORROMPIDOS

ESTA ÓBRA É DE AUTORIA DO EX-PADRE E ATUAL PASTOR E

ESCRITOR: JOSUÉ BREVES PAULINO


.Sempre que falamos sobre as escrituras citamos o termo mais popular a referir-nos ao Criador

O termo usual (deus), na verdade não arremete ao nome do Criador, pois é apenas um título grego muito usado na Babilônia e Mesopotâmia antiga. É possível entre várias referencias de estudo firmar esta ótica, uma das mais claras está na passagem de Paulo, quando sai em missão pela Grécia e entrando na cidade de Atenas Atos 17;17-31, veja;

O DISCURSO DE PAULO EM ATENAS (AT 17:17-31)

Acrópoles de Atenas

Acrópoles de Atenas é um imponente complexo de templos pagãos localizado no alto de uma colina rochosa, na capital grega. Desde os tempos antigos, a suntuosidade de Acrópoles foi símbolo intimidador de poder e riqueza dos seus habitantes. Ninguém podia ir a Atenas e não notá-la, visto que ela fora construída no ponto mais elevado da cidade, como o seu próprio nome sugere: Cidade Alta (do Grego ἄκρος - "alto"; e πόλις, "cidade"). Os principais edifícios da Acrópoles ateniense são Parthenon e Erecteion.

Da Acrópoles é possível ter uma boa visão da cidade de Atenas em todos os pontos cardeais, e numa rápida olhada, não é difícil de localizar várias ruínas de templos antigos, afinal, já há quatro séculos antes do evangelho ser anunciado aos atenienses, tais templos já estavam lá. "Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade." (At 17:16)

Parthenon

Embora os atenienses fossem religiosos e ansiosos para discutir questões religiosas, seu nível espiritual não era nada desejável, visto que viviam mergulhados em ideias meramente humanas e incapazes de salvá-los.

"Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Mashiach" (Cl 2:8)

Outro lugar interessante para se visitar em Atenas é o Areópago, bem ao lado da Acrópoles. O Areópago de Atenas era um lugar a céu aberto num cimo rochoso onde o senado se reunia. Os frequentadores do Areópago eram nobres intelectuais chamados areopagitas.

É surpreendente imaginar como o Criador capacitou Paulo a discursar no Areópago diante de um povo tão arraigado à idolatria. Havia também na cidade, supersticiosos, intelectuais, poetas, e seguidores de várias correntes filosóficas e éticas dos quais se destacavam os epicureus e estoicos com quem Paulo teve que se confrontar. Não é exagero dizer que Atenas, naquela época, era como a Índia de hoje, onde o número de deuses per capta e suas estátuas é bastante alta, a ponto de se criar adágios como: 'É mais fácil encontrar um deus do que um homem em Atenas'.

Enquanto aguardava a chegada de Silas e Timóteo, seus companheiros de evangelização, Paulo passou a reparar os inúmeros templos, estátuas e altares que o rodeavam, e não pôde se conter: tratou de ir à sinagoga local, e à praças, onde procurava oportunidade para pregar, quando foi levado ao Areópago por epicureus e estoicos.

O famoso discurso de Paulo em Atenas deu-se por volta do ano 50-52 d.C. Paulo encontrou na cidade imagens de todas divindades gregas, inclusive, um curioso nicho reservado ao 'deus desconhecido' (agnôstô Theô), o qual ele utilizou como argumento para seu discurso.

O DISCURSO EM ATENAS

Leia: O discurso de Paulo em Atenas (At 17:17-31)Paulo fez no Areópago de Atenas, um hábil e perfeito discurso que todos os pregadores deveriam ter como exemplo. Embora estivesse em um ambiente totalmente pagão, ele não começou atacando ou desaprovando as crenças atenienses; pelo contrário, com prudência e muita sabedoria e conduzido pelo Espírito Santo, fez de todo o ocorrido, oportunidade para anunciar o Salvador: Yausha Mashiach. Paulo tinha pleno entendimento de que o evangelho não deveria ser pregado à toa, mas a todos. Mais tarde, Paulo mesmo escreveu aos colossenses:"Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." (Cl 4:5-6)Analisemos o discurso de Paulo:

  1. Antes de tudo, devemos enxergar que, ao contrário de o que muitos homens despreparados buscam hoje nas praças e nas igrejas, a pregação de Paulo não visou a sua autopromoção ou satisfação ao ter oportunidade de falar num lugar tão prestigiado, diante de magistrados. Podemos confirmar este pensamento do apóstolo ao lermos 1Co 15:9 que diz: "Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo [...]". Já um pregador ignorante pode ser tão desastroso quanto aos ouvintes ignorantes;
  2. Paulo começa elogiando a espiritualidade dos atenienses, porém, nota-se uma certa ironia: "Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos" (At 17:22);
  3. Em seguida, o apóstolo procura dar recado de que mesmo sendo acentuadamente religiosos, infelizmente, os atenienses estavam na direção errada;
  4. Paulo se oferece para apresentar o Criador YAUH, (Deus Desconhecido) que os seus ouvintes adoravam sem conhecer (At 17:23). Veja que, desta maneira, Paulo incentiva o raciocínio daqueles que se consideravam nobres mestres e filósofos;
  5. Paulo dá um breve e leve toque contra a idolatria e procede anunciando o evangelho;
  6. Paulo prossegue seguindo o raciocínio cativando os gentios, mas ainda com cautela e paciência, chega ao ponto culminante da sua pregação. Ao lermos as epístolas paulinas, podemos notar o amor e cuidado que Paulo tinha pelo evangelho: Para ele, pregar o evangelho não era passatempo, nem aventura, ou questão de status. Quando escreveu ao rebanho em Corinto, confessou: "[...] Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele." (1Co 9:22-23)
  7. Repare que o apóstolo toma cuidado de não pronunciar o nome do Criador (YAUH), por enquanto, para evitar qualquer blasfêmia ao santo nome por parte dos seus ouvintes; afinal, Paulo estava no berço da filosofia grega, falando diante de intelectuais seculares - seguidores de filósofos como Sócrates, Aristóteles, Platão, Epicuro, Zenon, Tales e muitos outros. Ao introduzir precipitadamente o Nome do Criador, poderia haver risco de seus ouvintes comparar o Supremo Criador com aqueles simples mortais. Este cuidado é fundamental para qualquer pregador fiel ao Eterno Criador;
  8. Ele bem sabia que o nome de Yauhsha, o nosso Mashiach era loucura para os gregos (1Co 1:23), no entanto, é fácil observar que, próximo ao fim de seu discurso, a atenção de toda a audiência está concentrada em Yausha Mashiach, embora Seu nome não seja mencionado em todo o discurso;
  9. Prosseguindo com o seu discurso, Paulo chega ao ponto onde todo evangelista deve chegar: o arrependimento e a salvação por Yausha Mashiach. (At 17:30-31);
  10. A decisão final fica a critério de cada um. O Salvador havia ensinado: "[...] Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Mc 16:15-16). O resultado desta cuidadosa pregação começou a aparecer mesmo antes do seu término;
  11. Uns impacientes, viraram-se indo embora e outros escarneceram da palavra. Mesmo com todo o cuidado em anunciar a verdade de YAUH, não podemos conquistar todos, mas felizmente, alguns pecadores que ouviram atentamente ficaram com remorso e se arrependeram, dentre os quais, a Bíblia cita o areopagita Dionísio, uma mulher chamada Dâmaris e outros (At 17:34).

Placa de rua em Atenas

Parece que o número de convertidos foi muito maior nas cidades interioranas de Filipos, Tessalônica e Corinto comparado com o de Atenas - centro cultural e reduto de intelectuais da época. Mais tarde, Paulo escreveu uma epístola aos filipenses, duas aos tessalonicenses, e duas aos coríntios; mas nenhuma aos atenienses. Veja quão isto é humilhante aos orgulhosos e poderosos deste século:

"Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de YAUH. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou YAUH louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria do Criador, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve ao Criador salvar os que creem pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Yausha Mashiach, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Mashiach, poder de YAUH e sabedoria de YAUH." (1Co 1:18-24)

CONCLUSÃO

Quando nós nos dirigimos ao Eterno, devemos ser cuidadosos para não reduzir sua majestade a meros títulos criados por homens, como se este fosse o nome do Criador que é a transliteração do TETRAGRAMA SAGRADO יהוה que é YHWH "YAUH". 

Lembre-se a palavra grega Theos ou Deus é apenas um titulo usual para referir certa entidade, e não expressa a natureza e caráter do Criador יהוה , Yauh é seu nome.

Edição do texto e revisão atualizada e restaurada por  

G.Ramon Lopes


Dicionário Biblico

Abaixo algumas palavras que é de suma importância tomar ciência

baal (baalim)

Senhor, Principal. Este nome, na sua origem, significava senhor, [...]

Significado de Baal

substantivo masculino divindade cultuada em vários locais, por alguns povos antigos, especialmente pelos Cananeus (habitantes de Canaã, terra prometida a Abraão, antes da chegada dos judeus), sendo adorado como deus da fertilidade, da chuva e do céu.[Religião] Deus (divindade) supremo dos fenícios, povo antigo que habitava a atual região do Líbano, referenciado no Antigo Testamento como uma falsa entidade cujo templo foi erguido por Jezabel, sendo as ações de seus discípulos de teor reprovável.[Religião] Designação bíblica atribuída aos deuses falsos; ídolo.

Veja os riscos de invocar este nome, consulte qualquer dicionário bíblico. Selecionei para você alguns dentre os mais comuns entre os cananeus na época;

baal (baalim)

Senhor, Principal. Este nome, na sua origem, significava senhor, [...]

baal-cade

hebraico: Senhor da fortuna

baal-farasim

hebraico: Senhor de Faresim

baal-hamom

hebraico: Senhor da multidão

baal-hana

hebraico: senhor de gentileza, gracioso

baal-hazor

hebraico: senhor de aldeia

baal-hermon

hebraico: senhor do Hermom

baal-meom

hebraico: senhor de Meom

baal-peor

hebraico: senhor de Peor

baal-perazim

hebraico: senhor de Perazim, ou das brotas

baal-salisa

hebraico: senhor de Salisa

baal-tamar

hebraico: senhor da palma

baal-zebu

hebraico: senhor da mosca


Somos seu violino hó YAUH
© 2021 WEB RÁDIO YHWH יהוה / Você mais próximo do seu Criador.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora